quarta-feira, 25 de abril de 2012

A RELIGIÃO CIVIL E O DINHEIRO:

Como recorda  Otelo ( Alvorada em Abril, pp 127-136), o movimento dos capitães nasceu  do decreto-lei 353/73. Os oficiais do QP foram ultrapassados pelos  milicianos em soldo e regalias e assim a guerra não vali a apena. O resto da  história ( também)  é conhecido.
O  conteúdo fantasmático de Abril  assumiu este ano , e definitivamente, o estatuto de religião civil ( como a arte nas antigas cidades helénicas). Sempre houve sinais  - quem não se recorda da caça. noutros anos, a quem não levavava o cravo vermelho na lapela para as  cerimónias na AR? -, mas agora há presença.
O que estimulou mais, este ano, os sacerdotes de Abril, como no passado estimulou os capitães -  foi o dinheiro. Parece estranho mas não é. Num Portugal  de spa's, BMW's a pataco e férias em Varadero, os sacerdotes teriam muita dificuldade em acordar o pressuposto cripto-messiânico de Abril. Num Portugal amordaçado, a memória de um golpe administrativo transformado numa  incubadora de teóricos marxistas e Che's de ceroulas, tem muitas hipóteses de sobreviver.
Borges perguntava , sempre que o informavam,  se  dada  revolução  tinha bandeira e chefes políticos. Quando lhe diziam que sim, ele respondia que então não era uma revolução. É uma religião civil, acrescento.

Sem comentários: