segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quem é o pai do Diabo?

Ao fim de algumas voltas , lá consegui  adquirir as Farpas Esquecidas. São textos publicados em  O António Maria e  que  não foram editados na edição original ( e em muitas das posteriores) de As Farpas. Dois ferros  de Ortigão sobre a Igreja merecem orelha:

Quando relata o que o padre da Igreja da Encarnação, no dia 8 de Dezembro de 1880, disse às suas ovelhas: " Bem aventurados os que não sabem ler nem escrever, porque os livros modernos pervertem a consciência dos homens". Ortigão andava de lado com a mania de libertar pela civilização a raça preta, porque sabia que o que se pretendia era  a catequização dos pretos.  Daí a história do preto que pergunta a um clérigo que o catecismava quem é que vinha   a ser o pai do Diabo.
Ora, a zorra de Ortigão contra o ódio aos livros  aplica-se hoje: o Meo ( que tem uma discoteca ilegal em Portimão  da qual faz publicidade à vontade), a televisão,  os pais, o telemóvel, o facebook e muitas outras formas de religião popular afastam  a gente dos livros. Os regimes salvíficos  ( o soviético, os islâmicos e o nazi, por exempl,  também entendiam ( os islâmicos ainda entendem)  que muitos livros eram prejudiciais aos bem aventurados. Por que motivo é sempre a Igreja  a alombar com a acusação é mistério insondável.
Noutra farpa, Ortigão  conta que o governador civil de Évora resolveu, por alturas de Março ou Abril de 1881,  dissolver a filarmónica denominada Alunos de Minerva e mais: apoderou-se dos instrumentos. Ortigão  compreende a elasticidade do Código Administrativo e do Código Penal na caça aos adeptos de uma deusa pagã, mas recusa o confisco:

"Porque nós conhecemos  os instrumentos de Évora tão intimamente como lhe conhecemos o pão de ló e sabemos que quando eles tangem, tangem pelo Todo-Poderoso ou pelo Sr. Deputado do círculo".

Sem comentários: